top of page
Conheça um Pouco da Nossa Trajetória
 
Os sete-lagoanos devem a criação da E. E Dr.Arthur Bernardes à visão empreendedora do Jornalista João Antônio de Anvelar, que lançou no jornal "O Reflexo" a idéia de instalação de um grupo escolar em Sete Lagoas. Em 6 de janeiro de 1907, João de Avelar promoveu uma campanha para a instalação da escola. A doação de um terren onde antes era uma chácara foi de fudamental importância para a campanha. O fazendeiro Francisco Xavier Larena doou a área para a construção da escola. Finalmente, em 8 de fevereiro de 1910, um decreto (lei nº 2.772), crioi o primeiro grupo escolar de Sete Lagoas. O prédio de 799,05m² foi contruído em um terrreno de 1.701,28m² , na rua Monsenhr Messias, 111, onde atualmente está instalado a E E. Doutor Ulises de Vasconcelos. Naquela época, o presidente (governo) do Estado era o Dr. Estevão Pinto. Em 1° de agosto de 1926,  Grupo Escolar passou a se  chamar Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes, em homenagem ao presidente da República da época, Arthur da Silva Bernardes (1922-1926). 

  A esposa de Doutor Afrânio, Dona Vera Campolina Marques Ferreira, estudou o primário (1º ao 4º ano) na escola. Ela lembra de dois episódios marcantes. "No dia da festa de inauguração do prédio da escola, que foi aberto pelo entãogovernador do Estado, Mello Vianna, uma parte do piso de seu salão nobre afundou, pois uma das vigas centrais não suportou o peso de tantos convidados reunidos. Foi uma grande susto para os convidados presentes á festa. Outro fato que ficou na memória de todos foi uma história triste. Um rapa, tido como doido por muitos, tentou invadir o prédio da escola e foi detido pelos policiais. Esse rapaz acabou morrendo na escadaria do prédio" relembra. Dona Vera campolina diz q a escola Arthur Bernardes erarecnhecida por todos os sete-lagoanos como o melhor educandário da cidade. "Todos queriam q seus filhos estudassem na escola, que tinha o melhor ensino daquela época (meados do século XX)".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Na época da Revolução de 30, existia no jardim da escola um busto de Doutor Fernando de Mello Viane. Hélio Peixoto lembra que revolucionários jogaram o busto na lagoas Paulino, como foorma de protesto. "Os bails da cidade, conselhos, seminários, todos os eventos mais importantes eram realizados no salão nobre da escola. Tambem assitiamos grupos musicais e artísticos de Belo Horizonte, inclusive com apresentação de musica clássica" Lembra o advogado. A Escola Dr. Arthur Bernardes era refêrencia para todos os educadores mineiros, pela grandiosidade do prédio e também pelo pionerismo dos projetos educacionais na região de Sete Lagoas.

             

    Refêrencia em qualidade de ensino

 

  Doutor Afrânio de Avella Marques Ferreira foi prefeito de Sete Lagoas por dois mandatos, 1966 a 1977 a 1983. O nome da galeria dos ex-diretores da Escola Estadual Arthur Bernardes é dedicado á tia do ex-prefeito, Lúcia Avella. Entre as muitas realizações de Doutor Afrânio como prefeito, destacaram-se as desapropriações de áreas do municipio para construção e funcionamento de unidades educacionais importantes, como o SESI, o PREMEM,  a FEMM e a FUMEP.

            O advogado e professor  Doutor Hélio Peixoto foi aluno da escola Arthur Bernardes, nos anos de 1931, 32 e 33. Doutor Hélio ainda lembra com muito saudosismo das aulas de música, da professora Julieta Reende. "Era o grande grupo scolar da cidade. As aulas eram ministradas apenas ao andar superior do prédio. Lembro q naquela época havia apenas 300 a 400 alunos em todo o colégio"

    Diretores que ajudaram a contruir a hístoria dos 105

2015 por Anselmo Junior .

Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page